Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



25 de janeiro de 2011

Um novo estilo de arquitectura

Prédio de 8 andares, em Londres, possui uma floresta vertical com 12 000 plantas.


Tudo começou com uma suspensão simples de plantas na parede do quarto do projectista Patrick Blanc que ao longo de 40 anos tem evidenciado o seu espírito inovador ao decorar fachadas de casas e prédios de alguns andares com plantas.
A mais nova criação é uma floresta vertical num prédio de 8 andares composta por 12 000 mil plantas de 260 espécies diferentes. Este jardim vertical foi desenvolvido no hotel Athenaeum, em Londres. A instalação foi criada com plantas que exigem mais sol e sobrevivem a ventos fortes.
A teoria do famoso "jardineiro vertical" é não seguir o jardim convencional na posição horizontal mas sim dar largas à imaginação, uma vez que o céu é o limite.

Adaptado de: http://domescobar.blogspot.com

Curiosidades sobre o mundo vegetal


Como resultado de uma pesquisa que o nosso grupo tem feito sobre o poderoso mundo das plantas, achámos interessante publicar algumas curiosidades que irão impressionar os nossos seguidores.

A importância das plantas na cidade




O conceito de espaço verde urbano e respectivas funções sofreram profundas alterações ao longo do tempo, sendo actualmente aceites de forma unânime os seus múltiplos papéis de fundamental importância para o bem-estar da população urbana.




O poder da Engenharia Genética sobre as plantas



Os consumidores europeus têm vindo a rejeitar de forma crescente os produtos que contêm plantas geneticamente modificadas, porém mais de 90% dos OGM em circulação destinam-se a rações animais e aqui os consumidores compram produtos não rotulados…





Várias espécies de árvores correm o risco de se extinguir


Cientistas israelitas publicaram recentemente na revista Ecology Letters um estudo que analisa as consequências das Alterações Climáticas para as florestas da América do Norte e da Eurásia.





22 de janeiro de 2011

Primeiro vírus de plantas que afecta humanos

Uma equipa de investigadores da Universidade do Mediterrâneo, em Marselha, afirma que encontrou um vírus que afecta algumas variedades de pimentão que pode causar febres, inflamações e dores de cabeça nas pessoas.

16 de janeiro de 2011

Em 2050 a Primavera vem mais cedo. Isso é bom ou mau?


Dentro de 40 anos, o Inverno vai deixar de ser branco. Pereiras e cerejeiras, ranúnculos e gerânios deverão começar a florir no final de Janeiro, quando a estação do frio ainda não terminou. Pelo menos oficialmente. Um novo estudo concluiu que em 2050, a Primavera vai chegar um mês mais cedo do que é tradicional.

15 de janeiro de 2011

Bioenergia contra Biodiversidade


Pradarias como esta podem ser substituídas por milho para produção de etanol (biodiesel)

  

A planta mentirosa





Cientistas alemães encontraram no Equador uma planta, Caladium steudneriifolium, que finge estar doente para enganar os seus predadores.





Folha comida por larvas (esquerda) e outra variegada pela própria planta (direita)

7 de janeiro de 2011

Plantas perigosas e venenosas para os Humanos

Nas células das folhas e dos caules deste tipo de plantas existe uma grande quantidade de cristais de oxalato de cálcio ou outras substâncias tóxicas e venenosas que tomadas em pequenas quantidades são suficientemente tóxicas para provocar efeitos indesejáveis ou mesmo a morte.
As crianças são afectadas por estas plantas por ingerirem algumas partes da planta (ex. sementes) que são venenosas.
Nos adultos, as intoxicações são provocadas, essencialmente, pelo uso inadequado das plantas medicinais.