Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



3 de dezembro de 2010

Homem já usava plantas medicinais para combater verminose há oito mil anos

Pesquisa do Departamento de Paleoparasitologia da ENSP/Fiocruz encontrou vestígios de plantas que têm efeito anti-helmíntico.

A pesquisadora Isabel Teixeira-Santos, do Departamento de Paleoparasitologia da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Brasil), concluiu que o Homem já usava plantas medicinais para combater verminoses, há mais de oito mil anos, depois de analisar amostras encontradas no Piauí e no Arizona (EUA). "Nós tentámos traçar o perfil paleoepidemiológico de grupos humanos pré-históricos. O ambiente era muito diferente. Esforçámo-nos por entender que meios tinham para combater as doenças. Isso é importante para entender a evolução humana", afirma a bióloga, que analisou o tema na sua tese de mestrado.
As amostras de fezes fossilizadas são de períodos diferentes: as do Arizona têm até 4 mil anos e as do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, 8,5 mil anos.
Isabel encontrou pólen e grânulo de amido de plantas da família das quenopodiáceas e das malváceas, que têm a propriedade de combater verminoses. "Esses grânulos são encontrados na raiz das plantas. O pólen está nas flores. Isso demonstra que eles comiam as partes da planta que fazem efeito", explica a bióloga.
"Não posso dizer que faziam isso de forma intencional, porque não há registros. Mas é provável que sim. Eles sentiam os sintomas e procuravam algum tipo de tratamento", afirma.
Com relação ao material achado no Piauí também foram encontradas vestígios de polipodiáceas, família a que pertencem as samambaias. "Eles comiam as folhas. Alguns autores descrevem que essa folha provoca vómito e auxilia na remoção de helmintos (vermes)", diz Isabel.
A cientista brasileira identificou, ainda, a alimentação desses povos. No Arizona, a dieta era predominantemente milho e yuka, uma espécie de inhame. "Eram grupos que já tinham agricultura", afirma. Segundo ela, no Piauí, havia até pinhão na base da alimentação.

Fonte: http://www.isaude.net