Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



25 de novembro de 2010

Os fósseis de plantas terrestres mais antigos descobertos na Argentina


Ver imagem em tamanho real
Hepáticas modernas são
provavelmente
um ancestral comum de todas
as plantas terrestres

A descoberta sugere que a colonização da terra pelas plantas diz respeito à diversidade de plantas terrestres que evoluíram há 472 milhões anos atrás.
Segundo os cientistas da revista "New Phytologist", as plantas recém-descobertas são hepáticas, indivíduos muito simples que não possuíam caules, nem raízes. Isso confirma que as hepáticas são provavelmente os ancestrais de todas as plantas terrestres.
O aparecimento de plantas que vivem na terra está entre as descobertas mais importantes da história evolutiva da Terra.




As plantas terrestres mudam climas e solos em todo o mundo e permitem que todas as outras formas de vida multicelulares evoluam e invadam quase todas as massas de terra continental.
A descoberta das mais antigas plantas terrestres conhecidas foi feita por uma equipa de investigadores,  liderada por Claudia Rubinstein do Departamento de Paleontologia do Instituto Argentino e Pesquisa Ambiental em Mendoza, Argentina.
Esse grupo de investigadores recolheu as suas amostras dos sedimentos do Rio Capillas, nas serras Subandinas, na região andina central da Bacia do noroeste da Argentina. De seguida, processou as amostras de sedimentos através da dissolução em ácidos fortes, tomando muito cuidado para evitar a contaminação. No sedimento, a equipa encontrou esporos fossilizados de cinco tipos diferentes de plantas hepáticas, um tipo primitivo de plantas que se tinha pensado terem evoluído a partir de algas verdes multicelulares de água doce.

Segundo o Dr. Rubinstein : " O esporos de hepáticas são muito simples e são classificados de criptosporos.Os criptosporos que descrevemos são as mais antigas até à data. Esses esporos, datam de entre 473 e 471 milhões de anos. Isso mostra que as plantas já haviam começado a diversificarem-se, o que significa que devem ter colonizado a terra mais cedo do que as nossas amostras datadas". A melhor estimativa dos pesquisadores é que a colonização de terras pelas plantas, pode ter ocorrido durante o início do período Ordoviciano (488-472.000.000 de anos atrás), ou mesmo durante o período Cambriano tardio (499-488000000 anos atrás).
A descoberta destes criptosporos na Argentina dão uma dica por onde as plantas terrestres
 se originaram. Segundo Rubinstein: "Isso provavelmente aconteceu em Gondwana, como já tinha sido demonstrado em descobertas anteriores, mas muito mais longe, pelo menos 5.000 quilómetros, desde a Arábia Saudita e a República Checa, onde tinham sido dscobertos os primeiros vestígios de plantas terrestres".
Gonduana é o continente hipotético que teria existido no hemisfério sul, e que teria incluído a
 América do Sul, a África, o subcontinente indiano, a Austrália e a Antártida.
As plantas terrestres evoluíram de hepáticas para musgos e depois para antocerotas e licopódios.
Mais tarde, surgiram
as pteridófitas (grupo a que pertencem as samambaias) e, finalmente, as plantas com sementes.
Com esta descoberta, ficou mais nítida a história da evolução das plantas terrestres, até serem descobertos novos dados, que contrariem a teoria defendida até ao momento.

Adaptado de:http://news.bbc.co.uk/earth