Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



15 de janeiro de 2011

Bioenergia contra Biodiversidade


Pradarias como esta podem ser substituídas por milho para produção de etanol (biodiesel)

  

Cada vez mais, há grandes plantações para a obtenção de biodiesel , entre as que destaca o milho para produção de etanol.
As superfícies utilizadas para estas plantações são enormes, e são subtraídas em muitos casos das zonas ainda virgens. Noutros casos, utilizam-se zonas que antes eram usadas para a produção de alimentos, uma vez que resulta numa produção mais lucrativa de biodiesel, o que deve supor um encarecimento do preço dos alimentos.
Estas plantações afectam a biodiversidade, reduzindo ou eliminando os ecossistemas de outras plantas e dos animais selvagens, e para além disso precisam de grandes quantidades de fertilizantes, que contaminam o solo, e muitas vezes a cultura de espécies exóticas na zona, o que pode levar a invasões sobre as espécies indígenas.
Um estudo recente, publicado na edição de Outubro deBioScience , expõe uma maneira de poder fazer conciliar a produção de biodiesel e a manutenção da biodiversidade. Neste estudo, Joseph E. Fargione, da Nature Conservancy , e 9 colegas, verificaram a diminuição de pastagens selvagens e a sua substituição por milho para etanol nos Estados Unidos, chegando já a valores alarmantes. Ao mesmo tempo, o Congresso dos Estados Unidos já indicou que se deve aumentar bastante a produção de biodiesel, o que certamente virá a agravar o problema.
Propõem neste estudo, como alternativas, a utilização para produção de biodiesel de matérias primas como desperdícios, restos agrícolas e culturas com cobertura, colheita de plantas perenes nativas (mesmo que seja prejudicial para a fauna nativa, o que seria muito menos nefasto do que substituir estas plantas por outras), ou a utilização de culturas de algas.
Concluem dizendo que é urgente que se faça estudos das produções e rendimentos, com comparações pormenorizadas, das diferentes matérias primas possíveis, para poder conceber estratégias de produção bioenergética favoráveis para a vida selvagem.
Portanto, o biodiesel pode ser, para além de parte da solução dos problemas ambientais, também uma parte do problema. Como tudo, deverá ser utilizado com moderação e com cuidado.
 
Fonte:http://cienciaascores.blogspot.com/2009/07/planta-mentirosa.html