Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



15 de janeiro de 2011

A planta mentirosa





Cientistas alemães encontraram no Equador uma planta, Caladium steudneriifolium, que finge estar doente para enganar os seus predadores.





Folha comida por larvas (esquerda) e outra variegada pela própria planta (direita)


 
 Sigrid Liede-Schumann e os seus colegas Ulf Soltau e Stefan Dotterl, da Universidade de Bayreuth ,na Alemanha, estavam a investigar a vegetação no Equador quando repararam que algumas Caladium steudneriifolium verdes viam-se muito atacadas pelos insectos, enquanto outras da mesma espécie, que apresentavam variegação (partes vegetativas de diferentes cores), apenas estavam infectadas.
Os insvestigadores fizeram variadas experiências, como por exemplo, pintar algumas folhas simulando variegação, e, após 3 meses de estudo, chegaram a este surpreendente resultado: apesar de que na teoria a variegação é desfavorável para a planta, uma vez que reduz a superfície disponível para fazer a fotossíntese, na realidade, o dano produzido pelos insectos nas folhas verdes é mais prejudicial ainda, sendo que portanto a variegação representa uma vantagem evolutiva nas zonas onde existam estes insectos. Concluiu-se que a planta finge estar doente para enganar os seus predadores, uma vez que os insectos cujas larvas comem as suas folhas preferem as folhas saudáveis e verdes para pôr os seus ovos, uma vez que as folhas variegadas (com aspecto de doentes, com manchas e riscos) devem ter menos nutrientes, porque já devem ter sido comidas por outras larvas (as manchas produzidas pelas larvas quando comem as folhas são muito parecidas a esta variegação). Com esta descoberta torna-se bem evidente a fantástica capacidade de adaptação evolutiva desta espécie de planta.


Fonte:http://cienciaascores.blogspot.com/2009/07/planta-mentirosa.html