Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



22 de janeiro de 2011

Primeiro vírus de plantas que afecta humanos

Uma equipa de investigadores da Universidade do Mediterrâneo, em Marselha, afirma que encontrou um vírus que afecta algumas variedades de pimentão que pode causar febres, inflamações e dores de cabeça nas pessoas.

Caso a investigação receba reconhecimento por parte da comunidade científica, este poderá ser o primeiro caso em que se verifica que um vírus das plantas pode provocar problemas de saúde.
O ser humano está muitas vezes em contacto com vírus que afectam as plantas e estes ficam alojados no organismo durante algum tempo. No entanto, nunca se tinha provado que um desses vírus tivesse um efeito prejudicial.
A equipa de investigadores, dirigida por Didier Raoult, efectuou uma análise do vírus, tendo depois efectuado um inquérito a 304 pessoas sobre a frequência com que estas sentiam febres, dores abdominais e irritações cutâneas. Do total de inquiridos, 21 tinham nas suas fezes ‘vírus do mosaico amarelo’, e verificou-se que padeciam de mais problemas de saúde.