Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



15 de novembro de 2010

As plantas na Natureza

 Se nunca tivesse havido plantas, na Terra viveriam provavelmente apenas bactérias primitivas e não existiria quase nada da natureza que conhecemos, nem tão pouco o Homem. Os primeiros organismos simples dos quais descendem as plantas actuais apareceram nas águas do nosso planeta há já 3000 milhões de anos. Inicialmente, eram constituídos por uma única célula semelhante à das actuais bactérias (seres unicelulares), já capazes, porém, através do processo de fotossíntese, de criar o seu próprio alimento (seres autotróficos) e de libertar oxigénio, servindo como exemplo as cianobactérias. Com o tempo, os vegetais tornaram-se gradualmente mais complexos e, graças a eles, a atmosfera enriqueceu-se de oxigénio, tranfornando-se num ambiente favorável à existência de organismos constituídos por células semelhantes às actuais. Há cerca de 400 milhões de anos, os vegetais (algas clorófitas multicelulares), que até então tinham vivido em meio aquático, começaram a colonizar as terras emersas. Assim, os continentes cobriram-se de um manto verde que, além de proteger o solo da erosão, oferecia refúgio e alimento aos primeiros animais terrestres. Também os humanos utilizam desde tempos remotos as plantas. As aplicações das plantas vão desde alimentos, materiais para o nosso vestuário, madeira para os mais diversos fins, fragrâncias que darão origem aos perfumes e fins medicinais. A importância das plantas é, portanto, incalculável. Mas o seu mundo é também um mundo interessante e cheio de surpresas: se a sua vida nos parece frequentemente monótona, é só porque não aprendemos ainda a conhecê-la.
O objectivo do nosso projecto é fundamentalmente proporcionar o conhecimento do que as plantas nos podem oferecer, através dos seus poderes.

Adaptado de: MORO, Maria Antonieta del, (2001), "As plantas"- Enciclopédia Pedagógica Universal - Vol.10, ASA Editores