Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



15 de novembro de 2010

Os nomes das plantas

Desde a Grécia antiga que vários botânicos e investigadores idealizam sistemas para dar nomes às plantas. Para fazer frente a essa diversidade, o grande naturalista e botânico sueco Carl von Linné introduziu em 1753 um método de nomenclatura e classificação de plantas que obteve aceitação universal. Denomina-se sistema binomial, pois atribui a cada espécie um par de nomes: o primeiro corresponde ao género e o segundo à espécie em si, uma vez que os seres vegetais podem ser organizados em categorias (taxa) pela seguinte ordem decrescente: reino, divisão, classe, ordem, família, género e espécie. Para fazer a nomenclatura, utilizou-se o latim, por ser considerada uma língua morta. O primeiro nome deve ser indicado por letra maiúscula e o segundo restritivo específico (espécie propriamente dita) é escrito em minúsculas. O nome da espécie (junção dos dois nomes) deve vir em itálico ou sublinhado, quando manuscrito. Depois da nomenclatura binomial pode vir o nome do autor da classificação seguido de vírgula e o ano de classificação.

Exº:     Nome comum - Papoila
           Nomenclatura - Papaver rhoeas L.

Adaptado de: ROGER, Jorge D. Pamplona, (1996), "A Saúde pelas Plantas Medicinais" - Enciclopédia de Educação e Saúde, Vol. 1, Editoral Safeliz