Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



15 de abril de 2011

Acne


A acne é uma doença comum da pele humana, caracterizada por áreas de pele com seborréia (descamação da pele vermelha), Cravos pretos e brancos, pápulas, espinhas, nódulos e, possivelmente,cicatrizes na pele. A acne afecta principalmente a pele do rosto, parte superior do tórax e nas costas. A acne severa é inflamatória, mas também pode se manifestar em formas não-inflamatórias. Soluções para a cura da acne são muito populares, uma vez que a acne é um problema que afecta grande percentagem de adolescentes e até mesmo alguns adultos.



Embora a acne seja uma condição associada a fase da adolescência, existem adultos que irão lidar com a acne durante toda a vida, utilizando medicamentos convencionais, remédios naturais e terapias para equilibrar o pH da pele, amenizar e melhorar as condições da pele. Embora a acne severa precise de atenção especial, a acne leve e moderada pode ser tratada eficazmente por meio de um tratamento natural para a acne. Muitas ervas podem ajudar ainda a diminuir a incidência de acnes, sendo base de vários produtos para acne.
A babosa  (Aloe vera) é uma das plantas medicinais mais utilizadas para tratamento da pele. A babosa possui muitas das mesmas propriedades calmantes da pele e vantagens como a vitamina E. Outras ervas medicinais capazes de limpar, tonificar e purificar, retirando as manchas da pele por aplicação direta ou em forma de creme são: camomila, alecrim, óleo de rosas, e rabo-de-cavalo, entre outras. A aveia pode absorver o oleosidade da pele e retirar as impurezas. O óleo de Melaleuca (tea tree oil) é um anti-séptico de uso geral doméstico totalmente natural. O óleo de Tea Tree pode ser aplicado levemente diluído diretamente nos pontos da pele para matar as bactérias. O gel da melaleuca é o mais indicado do que o óleo em si, uma vez que muitos são feitos para a aplicação em grandes áreas da pele, não precisam de ser diluídos e não são tão fortes como o óleo puro.
Algumas frutas e verduras quando aplicadas diretamente na pele podem auxiliar no tratamento da acne, uma vez que possuem minerais, óleos essenciais e antioxidantes. Alguns legumes conseguem tirar a oleosidade excessiva da pele. O suco de muitos vegetais aplicados no rosto como máscara facial pode trazer bons resultados. Frutas e vegetais possuem grande quantidade de água, o que ajuda a eliminar substâncias químicas tóxicas do corpo, para além de transportar os nutrientes ao corpo. A esfoliação leve é um outro tratamento natural da acne necessário para manter a pele livre da acne, além de remover as células mortas da pele.
Alguns dos agentes naturais comuns no tratamento da acne são conhecidos por suavizarem a pele por terem propriedades calmantes que ajudam a tratar desordens da pele. A vitamina E tem sido utilizada como calmante para a pele e agente reparador do tecido durante décadas. A vitamina E ajuda a tratar a pele áspera quando tomada em doses adequadas e ajuda a facilitar a limpeza da acne quando combinada com outros ingredientes. O ácido pantotênico (também conhecido como vitamina B5) tomado em grandes quantidades pode reduzir a acne. A vitamina B5 trabalha ajudando o organismo a metabolizar gorduras que seriam mais tarde transformadas em sebo (óleo) e excretadas através da pele.O ácido alfa-lipóico e de colágeno podem trazer inúmeros benefícios, tanto para a cura da acne ou acne rosácea, tanto quanto para retardar o envelhecimento da pele. O ácido alfa lipóico nos últimos anos inclusive virou alvo de várias pesquisas por ter um potencial para cessar e inverter o processo de envelhecimento da pele. Outro hábito que pode ser muito eficaz contra a acne é aumentar o consumo diário de água, em detrimento de outras bebidas como café e refrigerante. A água ajuda o corpo a se livrar de toxinas nocivas, o cerne do problema de acne, cravos e espinhas. Também se pode limpar a pele com gel e sabonetes e 
cremes para acne.


Fonte:
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tratamento-natural-acne.html