Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



15 de abril de 2011

Investigação: Descoberto novo potencial na vinca para ser utilizado no combate ao Alzheimer

Uma equipa de cientistas da Universidade do Porto descobriu um novo potencial terapêutico na raiz da planta vinca, que pode vir a ser utilizado como fármaco no combate ao Alzheimer, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior.
A equipa de investigação, constituída por elementos da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (no âmbito do laboratório associado REQUIMTE) e do Instituto de Biologia e Medicina Celular/Instituto de Engenharia Biomédica (IBMC.INEB), publicou os resultados do trabalho na revista científica "Phytomedicine".
Segundo explicou à Lusa a investigadora Mariana Sottomayor - que juntamente com Paula Andrade liderou o grupo de trabalho - a vinca é uma "planta medicinal que já é utilizada há muitos anos e que foi muito estudada", sendo dela extraídos alcaloides que são utilizados na quimioterapia para tratamento do cancro".



Fonte:
 http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1510641