Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



18 de abril de 2011

Fibras de fruta usadas para produzir plástico resistente para carros


Cientistas brasileiros desenvolveram um novo plástico feito com fibras de frutas. Segundo a equipa, este material para além de ser amigo do ambiente é mais resistente e leve que os plásticos correntemente utilizados.
As partículas de celulose têm sido usadas durante séculos para a produção de papel. Recentemente, os investigadores descobriram que o processamento intensivo deste material resulta na produção de fibras muito pequenas. Se misturarmos estas partículas durante o fabrico de plástico, obtém-se um produto forte e durável. 
Alcides Leão, líder da equipa de investigação, refere que algumas das fibras de nano-celulose podem ser tão rijas como Kevlar (fibra muito resistente). Para além disso, este plástico apresenta a vantagem adicional de ser feito com produtos renováveis como o ananás e a banana, fontes promissoras de nano-celulose.
De momento, os investigadores referem que os esforços estão centrados na produção de plásticos para automóveis, mas testes realizados na indústria biomédica, revelaram resultados prometedores em aplicações médicas como válvulas artificiais para o coração, ligamentos e articulações da anca.