Blogue no âmbito da área curricular não disciplinar Área de Projecto, construído pelas alunas Ana Rita Vieira, Liliana Ramalho, Tânia Figueiredo e Vanessa Martins do 12º C da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Albergaria-a-Velha.



18 de abril de 2011

Os pesticidas “amigos do ambiente”


 
 Certas plantas aromáticas possuem propriedades insecticidas e repelentes de insectos que podem ser usados para produzir alternativas aos pesticidas convencionais que, no entanto, continuam a ser os mais eficazes no combate às pragas de insectos.
Cientistas americanos da Universidade de British Columbia estão a trabalhar no sentido de desenvolver insecticidas naturais à base de óleos essenciais presentes em plantas aromáticas comuns como o alecrim, o tomilho e a menta. Estas substâncias são normalmente utilizadas nos alimentos e bebidas como aromatizantes e têm propriedades insecticidas ou, noutros casos, actuam como repelentes de insectos.
O objectivo é alargar o espectro de alternativas à disposição dos agricultores que praticam agricultura biológica cujo uso de pesticidas convencionais é condicionado. As vantagens destes insecticidas naturais incluem a elevada disponibilidade, o facto de não requererem aprovação pelos organismos regulamentadores da prática agrícola, a segurança de manipulação para os trabalhadores e a improbabilidade de que os insectos desenvolvam resistência ao produto.
Para além da sua aplicação na agricultura estes produtos têm potencial também na produção de insecticidas e repelentes de insectos para uso doméstico, não possuindo o odor intenso e desagradável dos produtos convencionais mas sim um aroma agradável. Por outro lado, os insecticidas naturais também podem fornecer alternativas na protecção dos animais domésticos contra pulgas e carraças.